terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CRAS Pajuçara inicia mobilização para os novos coletivos do Projovem Adolescente

Faixa de mobilização na entrada do CRAS
O CRAS Pajuçara está desenvolvendo ao longo de todo o mês de janeiro junto a população do território assistido mobilização para a constituição dos novos coletivos do Programa Projovem Adolescente. Com o intuito de oferecer espaço de formação crítica e consciente através de oficinas temáticas, atividades esportivas, de arte e cultura, além de curso de informática e formação geral para o trabalho, o Projovem Adolescente tem como público alvo prioritários os jovens de 15 a 17 anos pertencentes as famílias inscritas no Programa CadUnico/Bolsa Família do Governo Federal.

Sergio e Gilberto nas ruas da Pajuçara
Neste ano de 2013, o CRAS Pajuçara oferece às famílias dos bairros de Jardim Bandeirantes, Menino Jesus de Praga e parte da Pajuçara cerca de 250 vagas, distribuidos nos turnos da manhã e da tarde, totalizando dez coletivos, destes oito sendo no próprio equipamento e os demais no Centro de Convivência do Timbó. Funcionando durante toda a semana, o Projovem Adolescente oferecerá atividades socioeducativas de acordo com as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome a qual está ligado.


Sérgio, Ana Lídia e Gilberto.
Todo o processo de mobilização e sensibilização das famílias está sendo desenvolvido pela orientadora social Ana Lídia, os facilitadores de Cultura, Sérgio e o de esporte, Gilberto, sob a orientação da técnica de referência Ana Daniella. Durante todo o período que antecede o início das atividades, estimado para o dia 18 de fevereiro, acredita-se ser possível mobilizar cerca de 500 jovens do nosso território.



Daniella em abordagem domiciliar.
Como ações principais de mobilização destacam-se as visitas domiciliares feitas pela equipe às residencias dos adolescentes incluídos no CadUnico com o intuito de conversar pessoalmente com os jovens e seus familiares, explicando os objetivos e a metodologia de funcionamento do programa. Também estão sendo feitos contatos por telefone das demais famílias não visitadas, além de divulgação para os usuários que se dirigem ao CRAS em busca de atendimento através de distribuição de material de divulgação e faixa.